Instalando o Postifix

Para usar o postifx, precisamos instala-lo!! ;)
Utilizaremos  a distribuição ubuntu nessa configuração!
Abra o terminal e como root instale o pacote com o segundo comando:

#aptitude install postifix
Mais três pacotes que adicionam algumas funcionalidades importantes são:


# aptitude install postfix-ldap (permite configurar o servidor para obter a lista de logins e senhas a partir de um servidor LDAP)

# aptitude install postfix-mysql
 
# aptitude install postfix-pgsql(para usar um servidor MySQL ou Postgree para armazenar a lista de logins e senhas)

Ele faz algumas perguntas e se encarrega de gerar uma configuração básica, suficiente para colocar o servidor para funcionar. Ele não faz nada de sobrenatural, apenas ajusta o "/etc/postfix/main.cf" de acordo com as opções definidas. Por enquanto, vou apenas explicar rapidamente as opções, pois as veremos com mais detalhes ao estudar a configuração manual do postfix.
A primeira pergunta é sobre a função do servidor de e-mails que você está configurando. A opção mais usada é "Internet Site", onde você cria um servidor "de verdade", que envia e recebe os e-mails diretamente. Na segunda opção "with smarthost" seu servidor recebe mensagens, mas o envio fica a cargo de outra máquina, enquanto na terceira ("Satellite system", a mais limitada) seu servidor envia através de outra máquina e não recebe mensagens. A opção "Local only" é usada apenas em redes de terminais leves (poderia ter alguma utilidade num servidor LTSP, por exemplo), pois permite apenas que os usuários logados no servidor troquem e-mails entre si.


Agora, um reiniciaremos ele! Com o comando a seguir:


#/etc/init.d/postifix restart
#/etc/init.d/postfix-ldap restart
#/etc/init.d/postfix-mysql restart 
#/etc/init.d/postfix-pgsql restart


Lendo a documentação, parece que cadastrar usuários no servidor de e-mails é muito complicado, pois existem muitas formas de fazer isso. A forma mais simples é simplesmente criar um novo usuário no sistema, usando o comando adduser, como em:
# adduser tux
Desde que o servidor de e-mails esteja instalado, será criada a conta tux@servidor, acessível tanto localmente (usando o mutt e outros clientes), quanto remotamente, via pop3 ou imap.
O problema é que o usuário tux passa a poder logar-se na máquina de outras formas, via ssh, telnet, acessar compartilhamentos de rede e assim por diante. Essa abordagem serve para servidores internos, onde os usuários são conhecidos ou funcionários da mesma empresa, mas não é um sistema adequado para um grande servidor web, com inúmeras contas de e-mails de usuários desconhecidos ou que hospeda um servidor Apache com vários subdomínios.
Hoje em dia existem várias outras opções para cadastrar contas no servidor de e-mails, sem precisar necessariamente criar logins válidos no sistema. Você pode armazenar as contas em um servidor MySQL, Postgree SQL ou até mesmo em um servidor LDAP. Para isso, usamos os pacotes postfix-ldap, postfix-mysql ou postfix-pgsql, que vimos anteriormente.

Pessoal, a configuração dele é muito grande pra mim postar aqui,
peço que entre no link a seguir, pois contém detalhadamente a configuração.



Fonte: Guia do hardware

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O IPv6 - Alocação de endereços

Característica do Protocolo FTP

A camada Aplicação - Modelo OSI